Dezembro Vermelho: Santa Rita inicia campanha de combate à Aids

  


O mês de dezembro iniciou e uma nova campanha de conscientização será desenvolvida ao longo do período: prevenção e combate à Aids. As equipes da Secretaria de Saúde de Santa Rita já começaram as ações alusivas ao Dezembro Vermelho e realizaram, nesta terça-feira (01), Dia Mundial de Luta contra a Aids, uma grande ação no centro da cidade.

O local escolhido foi a maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, com abordagem educativa à população, distribuição de panfletos informativos e preservativos, aferição de pressão arterial e testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C.

Nas próximas semanas, estão previstas ações na unidade Padre Malagrida, em Tibiri 2, no PSF Mutirão, localizado no Alto das Populares, como também no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do município.

Em Santa Rita há atualmente cerca de 250 pacientes com HIV acompanhados pela secretaria municipal por meio do SAE. Conforme explica o secretário Luciano Carneiro, após diagnosticado com o HIV, o paciente passa por consulta com o médico infectologista, realiza os exames devidos para controle da doença e recebe toda a medicação específica para o tratamento antirretroviral.

Este tratamento é totalmente gratuito e o SAE conta com uma farmácia básica mantida pelo município com antibióticos, antieméticos, antitérmicos, antialérgicos, polivitamínicos, entre outros. “E iniciamos no mês de outubro coleta de citologia para as mulheres com HIV para que realizem todo tratamento no SAE, onde também podem contar com o acompanhamento psicológico, de serviço social, e ainda visitas domiciliares da equipe multidisciplinar”, acrescentou o secretário.

 

Postar um comentário

0 Comentários