REVOLTADOS COM BOLSONARO: Estudantes se acorrentam na UFPB em protesto contra nomeação de Reitor

  Um grupo de estudantes se acorrentou em frente à reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na noite dessa quinta-feira (05). O grupo, que continua no local, na manhã desta sexta-feira (06), disse que vai continuar no local até que o presidente da República revogue a portaria que nomeou o professor Valdiney Veloso, terceiro colocado nas eleições.

Um dos estudantes que está no local afirmou que o grupo está se organizando também nas redes sociais e reclama que o professor Valdiney não foi eleito democraticamente na universidade. “A academia não o elegeu, nosso presidente acabou escolhendo, em detrimento de uma candidata que teve nove mil votos. O motivo de estarmos aqui é esse e não vamos sair enquanto a portaria não for revogada. Vamos nos reunir, debater e tirar encaminhamentos, o que não pode é esse tipo de situação acontecer e a universidade perder sua autonomia. Não tem cabimento aceitar esse tipo de intervenção no nosso campus”, disse.

De acordo com o estudante, o professor já participou de pleitos anteriores, mas não conseguiu êxito e a nomeação não é uma indignação apenas dos estudantes, mas da comunidade acadêmica em geral: professores e técnicos administrativos. “A indignação é coletiva”, comentou.

A chapa “Orgulho de ser UFPB” encabeçada por Valdiney e Liana Filgueira Albuquerque ficou em terceiro lugar com soma de 106,496, sem nenhum voto do Consuni, já Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega da chapa “Inovação com Inclusão”, vencedora da consulta online, somou 964,518.

Portal Paraíba

Postar um comentário

0 Comentários