Cícero comandará prefeitura de João Pessoa pela terceira vez; conheça sua trajetória

  

Eleito com 53,16% dos votos, Cícero Lucena (Progressistas), vai comandar a cidade de João Pessoa pela terceira vez a partir de 1º de janeiro de 2021.

Nascido no dia do aniversário da Capital, 05 de agosto de 1957, em São José de Piranhas, o empresário da construção civil, sobrinho do político Humberto Lucena, iniciou sua carreira política em 1990 como vice-governador de Ronaldo Cunha Lima.

Em 1994, com o afastamento de Ronaldo, para candidatar-se ao Senado, Cícero assumiu o governo do estado, tornando-se, assim, aos 37 anos, o governador mais jovem a assumir o governo da Paraíba.

Em 1995 Cícero esteve à frente da Secretaria Especial de Políticas Regionais, ligada ao Ministério do Planejamento. Em 1996, venceu no segundo turno a eleição para a prefeitura de João Pessoa, cargo para o qual se reelegeu em 2000, no primeiro turno com 74% dos votos válidos.

Saiu do PMDB em 2001, acompanhando Ronaldo Cunha Lima, ao PSDB. Em 2002, sua esposa, Lauremília Lucena concorreu a vice-governadora na chapa de Cássio Cunha Lima, que venceu Roberto Paulino (PMDB), no segundo turno.

Em 2006, Cícero foi eleito senador. Em 2012 foi indicado pelo PSDB como candidato a prefeito de João Pessoa, mas perdeu no segundo turno para Luciano Cartaxo (PT). Ficou afastado da política, até que em 2020, filiou-se ao PP, e disputou as eleições municipais, onde venceu o candidato do MDB, Nilvan Ferreira, no segundo turno.

Portal Paraíba

Postar um comentário

0 Comentários