Prefeitura de Bayeux terá Guarda Municipal armada e inicia formalização de convênio com a Polícia Federal para capacitação

Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Bayeux através da Secretaria de Segurança do Município, anunciou a aquisição de 15 pistolas semiautomáticas para dar inicio ao processo de armamento da Guarda Municipal. O próximo passo é firmar o convênio com a Polícia Federal, realizar o curso de capacitação com instrutores, bem como se faz necessária a aquisição dos coletes balísticos.

Estudos realizados em todo Brasil, apontam que nos municípios que possuem Guarda Municipal armada, houve índices de redução da violência.

A prefeita Luciene Gomes e o secretário de Segurança Thales Trajano devem assinar em breve o acordo de cooperação técnica para treinamento e capacitação entre a Polícia Federal e a Prefeitura de Bayeux.

“O convênio é um reconhecimento da Prefeitura de Bayeux com a instituição da Guarda Municipal, que é uma das mais preparadas e qualificadas do Estado e que desempenha papel fundamental na segurança da população do município”, disse a prefeita.

Segundo o secretário municipal de segurança, a Guarda Municipal bayeuxense é extremamente qualificada e o armamento é mais uma ação de valorização da instituição na gestão da prefeita Luciene.

“Uma força de segurança precisa estar armada para ter e dar segurança à população. A legislação já permite que a Guarda Municipal porte a arma de fogo, exemplo disso são as cidades de Cabedelo e João Pessoa, em Bayeux não seria diferente. Recebemos as armas no dia de ontem, e os passos a serem seguidos é regularizar tudo na Polícia Federal para que a Guarda seja uma força auxiliar da Polícia Militar e levar mais sensação de Segurança à cidade. O aparelhamento da Guarda Municipal é uma realidade em todo país, e agora se torna realidade em Bayeux. É esse o compromisso da Prefeita Luciene com a Segurança Pública”, disse Thales Trajano.

Para a efetiva autorização do armamento da corporação também serão realizados os exames psicotécnicos dos servidores, fiscalização dos espaços onde os equipamentos serão armazenados e o treinamento dos guardas municipais para utilização dos equipamentos.

Postar um comentário

0 Comentários