Jair Bolsonaro cancela o Renda Brasil e vai manter o Bolsa Família até 2022


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou nesta terça-feira (15), no seu perfil do Twitter que desistiu de criar o programa Renda Brasil, que visa na ampliação do programa Bolsa Família e que tinha o objetivo de substituir o auxílio emergencial, com previsão para terminar em dezembro.

Sentindo-se contrariado e surpreenso diante das afirmações das manchetes de diversos jornais que afirmavam o congelamento das aposentadorias por parte do governo, assim como terminar com programas de proteção aos idosos, o presidente declarou que não vai reformular programas.  Levando o enfraquecimento do Ministro da Economia, Paulo Guedes. “Até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil.

Vamos continuar com o Bolsa Família. E ponto final,” afirmou Bolsonaro. O presidente voltou atrás com a decisão de criar o Renda Brasil após a mídia devulgar que o Ministério da Economia pretendia tirar 10 milhões dos pobres que seriam destinados ao programa.

E ainda, sobre o congelamento das aposentadorias, o presidente reiterou que “jamais tiraria dinheiro dos pobres para dar aos paupérrimos."

Paulo Guedes, foi chamado de última hora ao Palácio do Planalto para uma audiência com Bolsonaro antes dele fazer a sua divulgação em vídeo. Guedes solicitou a sua equipe que abandone a formulação do Renda Brasil.

O governo federal vinha estudando a alguns dias a possibilidade de criar um novo programa com renda mínima, afim de reformular a Bolsa Família, criado durante o governo do ex-presidente Lula (PT). O programa do Renda Brasil tinha o intuito de ajudar o maior número de pessoas e o valor médio seria repassado, como forma de dar continuidade principalmente nesse período de pandemia do novo coronavírus, assim como vem acontecendo com o auxílio emergencial.

Infelizmente, não é de hoje que a equipe Econômica e o Presidente Jair Bolsonaro vêm entrando constantemente em atrito e sem chegar a um consenso, causando diversas contradições administrativas sobre esses e outros assuntos, como por exemplo o perdão de dívidas tributárias para as igrejas. O programa Renda Brasil, estava previsto para ser lançado ainda este mês, no entanto foi adiado devido algumas dessas divergências, na qual viam estudando de onde partiriam os cortes dos gastos no governo federal que deveria custear o novo programa.

Luana Santos com Diário da Paraíba

Postar um comentário

0 Comentários