Vacina contra a gripe é disponibilizada a público em geral em Santa Rita

A população em geral de Santa Rita poderá procurar os postos de saúde para tomar a vacina preventiva contra a influenza. Após a última etapa da campanha nacional, o município não apenas superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de imunização dos grupos prioritários como alcançou um alto índice de vacinação no estado, chegando a 121,30% de cobertura vacinal. Por isso, a Secretaria de Saúde liberou as doses restantes para que qualquer usuário possa se imunizar contra a gripe.

Devido a um trabalho intenso da equipe epidemiológica do município, em Santa Rita a meta foi superada em todos os grupos previstos para serem imunizados – idosos, crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e de segurança, professores, população privada de liberdade, adolescentes sob medida socioeducativa, pessoas com deficiência e com doenças crônicas, adultos com faixa etária entre 55 e 59 anos, caminhoneiros, portuários e motoristas de transporte coletivo. A ampliação do grupo prioritário ocorreu por conta da pandemia, segundo estabeleceu o governo federal.

Este ano, a campanha aconteceu de 23 de março a 30 de junho e foi intensificada durante o período tanto na área urbana quanto na zona rural. Para evitar exposição ao coronavírus, a Secretaria de Saúde montou um esquema com os profissionais para realização da vacinação dos idosos em domicílio, numa ação pioneira entre os municípios do estado.

Além disso, promoveu ações em mercados públicos e em localidades rurais de difícil acesso, de modo a garantir a imunização para todo o público-alvo, alcançando-se, assim, a aplicação de 40.400 doses.

A vacina contra a gripe não combate o coronavírus, mas tem significativa importância neste processo de enfrentamento à pandemia, pois ajuda na exclusão do diagnóstico para Covid-19, já que os sintomas são parecidos, contribuindo também para evitar a procura e a superlotação nas unidades de saúde.

Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários