Empresários estão otimistas com retorno do comércio em João Pessoa e mantêm serviços de delivery como opção para os clientes

O comércio de João Pessoa reabrirá em horário reduzido a partir desta segunda-feira (13) e os lojistas garantem que estão preparados. Segundo o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (Fecomércio), Marconi Medeiros, as lojas estão levando a sério os protocolos de segurança que devem preservar a saúde dos consumidores e devem manter os serviços de vendas online e entrega a domicílio.

''Pedimos que não haja aglomeração'', disse ele. Marconi Medeiros afirmou que as vendas pela internet e e pelo sistema de delivery e drive-thru salvaram muitas empresas quando o comércio estava impedido de abrir e que essas práticas devem continuar. ''Muitos lojistas vão continuar com o e-commerce e o delivery'', disse.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Nivaldo Vilar, contou que enquanto a sua loja de cosméticos estava fechada, o serviço de delivery lhe garantiu 30% do faturamento, com o drive-thru esse número subiu para 40% a 45%. ''Mas digo isso pela minha loja, o meu segmento, que é cosméticos'', explicou.

Segundo ele, muitos lojistas que não conseguiram trabalhar com delivery tiveram que fechar as portas. ''Tivemos pedidos de desligamento da CDL, ainda estamos levantando quantos, mas alguns lojistas não vão ter condições de reabrir'', afirmou.

Ele garantiu, porém, que as lojas que estão abrindo a partir desta segunda-feira estão completamente preparadas, pois a CDL-JP participou da criação das diretrizes de segurança juntos com a prefeitura de João Pessoa.

Os lojistas terão que obedecer quatro regras principais: a entrada de um cliente a cada 10 m² de área da loja; clientes e funcionários devem usar máscaras; distanciamento de pelo menos 1,5 m entre os clientes deve ser mantido, principalmente nas filas de caixa; álcool líquido e em gel a 70% deve ser disponibilizado para os clientes.

Para reforçar a segurança de todos, os shoppings Manaíra e Mangabeira realizaram testes de covid-19 em todos os funcionários de todas as lojas que estão reabrindo nesta segunda-feira.

"Quem quiser vir ao shopping, pode vir tranquilo. Implementamos um protocolo de segurança com mais de 50 medidas sanitárias. O ambiente vai estar bem higienizado e totalmente seguro. Assim que o cliente chegar, ele vai se deparar com uma pessoa aferindo sua temperatura, um tapete para higienizar os pés e uma sinalização de rota por onde ele pode trafegar, evitando que uma pessoa fique de frente para a outra. Também vai encontrar totens com álcool em gel e várias sinalizações com orientações para não se descuidar quanto à higiene pessoal.

No fim do expediente e na reabertura, nós temos dois processos de atomização onde todo o ambiente é higienizado. Sem dúvida nenhuma, nossos shoppings serão o ambiente mais seguro para transitar", afirmou o gerente geral dos shoppings Mangabeira e Manaíra, Antônio Ferreira.

Termômetro
A primeira semana de funcionamento será como um termômetro para os lojistas, embora seja esperado que o movimento nesses primeiros dias seja maior do que o normal devido a novidade, conforme explicou Nivaldo Vilar.

Cauteloso, ele não espera que haja uma explosão de vendas. ''Esperamos o retorno consciente dos consumidores, mas a gente sabe que não vai ser como antes'', disse. ele espera que, ao menos sua loja, atinja um faturamento de 70% do que tinha antes da pandemia.

Nivaldo Vilar afirmou, porém, que ainda é muito cedo para saber como os clientes vão se comportar, e os lojistas devem ter uma noção melhor daqui a uma semana.

O Mag Shopping, por exemplo, também pretende observar o comportamento dos clientes nessa primeira semana. O setor de marketing do shopping informou ao ClickPB que pretende manter o sistema drive-thru funcionando nessa primeira semana, para saber se os clientes ainda irão preferir pegar as compras dessa forma.

Os shoppings Manaíra e Mangabeira também pretendem manter os serviços de delivery, drive-thru e take away, para que o cliente possa escolher como prefere fazer suas compras.

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