OMS diz que novo surto de coronavírus na China é preocupante

A contaminação pelo novo coronavírus na China estava controlada, porém o novo surto da doença na Capital, Pequim, preocupa a Organização Mundial de Saúde (OMS), que investiga a situação.

De acordo com o diretor de emergências da entidade, Michael Ryan, a OMS acompanha a situação não porque não acredita que as autoridades vão perder o controle, mas para entender o que o país está fazendo e como está aprendendo com a origem e transmissão.

A OMS recomenda que as transmissões sejam identificadas, testadas, tratadas, isoladas e rastreadas, para evitar que o surto se espalhe e fique fora de controle. As medidas valem para todos os países que estão enfrentando o aumento diário no número de casos.

Novos surtos estão sendo identificados em países que estão suspendendo as restrições e retomando a rotina, como Coreia do Sul e Japão.

Para a OMS, sair da quarentena e abrir fronteiras de maneira segura é algo que pode ser feito, desde que os países consigam vigiar e rastrear a doença e ter um sistema público de saúde eficiente e preparado para lidar com novos contágios. Além disso, a população precisa entender quais lugares podem ser frequentados com segurança e quais comportamentos evitar para não ser infectado.

Postar um comentário

0 Comentários