Luciano Cartaxo discute protocolo de retomada da circulação dos ônibus na Capital em reunião com representantes do setor

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, se reuniu, na tarde desta segunda-feira (22), com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Sintur) para receber e avaliar as estratégias para formulação do protocolo de retomada das atividades do transporte público de passageiros na Capital.

O diálogo se faz necessário em virtude das ações de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está adotando para que a cidade volte gradualmente à nova normalidade. O retorno da circulação dos ônibus está previsto para a segunda fase do plano de flexibilização.

“Recebemos todo o material proposto pelo setor de transportes com relação às novas normas, ao protocolo que está sendo sugerido. A Prefeitura tem feito esse acompanhamento passo a passo para que possamos fazer o retorno seguro e sem jogar fora todo o esforço que foi feito não só pela nossa gestão, mas também pelo povo de nossa cidade. Nossa ideia é dar passos seguros que garantam a preservação da vida e saúde de nosso povo”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Segundo o prefeito, a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) irá avaliar as propostas do setor e alinhá-las às normas de segurança estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e aos protocolos estabelecidos na Capital pela Secretaria de Saúde (SMS), feitos por médicos e sanitaristas. Todas as ações a serem adotadas no retorno da circulação dos ônibus, assim como de outros setores, se dará mediante análise de avaliação de risco.

Desde o mês de março, o transporte público teve as atividades paralisadas dentre as ações adotadas para evitar aglomerações e os ônibus passaram a circular apenas para o transporte de profissionais e trabalhadores da área da saúde, que estão na linha de frente das ações de combate à pandemia.

Durante todo este período, o distanciamento social segue como a principal medida para conter a propagação da Covid-19. Mesmo com o início do Plano Estratégico de Flexibilização, a orientação para que as pessoas permaneçam em casa e só saiam em caso de necessidade, segue como válida. No espaço público, o uso de máscara também segue como obrigatório.

Secom/PMJP

Postar um comentário

0 Comentários