Emerson Panta anuncia início de flexibilização de atividades comerciais em Santa Rita

Na manhã desta quarta-feira (10), o prefeito de Santa Rita Emerson Panta fez o anúncio, por meio de redes sociais, do início do processo de flexibilização das atividades comerciais no município a partir do próximo dia 15 de junho.

Pelas novas determinações, após cumprimento de todas as etapas preconizadas pelos órgãos de saúde para enfrentamento de pandemias, algumas atividades começam a ser liberadas, mediante o atendimento às regras específicas que estarão contidas no novo decreto.

De acordo com o prefeito Emerson Panta estão liberadas:

- Abertura do comércio das 7h às 13h de segunda a sábado (as atividades essenciais, que já estavam permitidas, continuam sem mudanças no atendimento ao público);

- Retorno das atividades da construção civil no município, seguindo regras de contenção de possíveis contaminação com oferta de EPIs para todos os trabalhadores, visando a uma maior segurança em saúde;

- Mercados públicos e feiras livres permanecem fechadas às segundas e terças-feiras, com funcionamento de quarta a domingo, das 7h às 13h

Dentre as regras estabelecidas, e que serão mais detalhadas no novo decreto, estão a exigência de uso de máscara em toda cidade, limite de clientes no interior das lojas, oferta de produtos de higienização das mãos para funcionários e clientes, entrega de EPIs para trabalhadores do comércio, bem como áreas específicas para trabalho e atendimento a grupos de risco.

Emerson Panta enfatizou que é essencial o apoio da população no controle da pandemia para o cumprimento das recomendações sanitárias, a exemplo do uso de máscaras e manutenção do distanciamento social, evitando-se aglomerações que possam facilitar a transmissão do novo coronavírus.

Antes de anunciar as novas medidas, que serão detalhadas em um decreto municipal a ser publicado até 14 de junho, o prefeito fez o resumo das ações executadas desde o dia 17 de março, quando foi instituído o primeiro decreto de combate ao coronavírus em Santa Rita.

Panta destacou ainda a parceria com Governo do Estado para transformar a UPA de Tibiri II em centro de atendimento exclusivo para pacientes com Covid- 19, após transferência dos leitos infantis para o Centro de Referência (CER) aberto pela Prefeitura de Santa Rita.

A medida possibilitou duplicar o atendimento na UPA e isolar o serviço pediátrico em uma unidade nova e equipada com todos os requisitos necessários para receber paciente da pediatria.

Além disso, o prefeito lembrou da abertura do Centro de Testagem para o coronavírus, que está funcionando no antigo CAIC. Todo cidadão que for encaminhado por uma unidade de saúde para o Centro de Testagem vai fazer o exame rápido e, em caso positivo, será atendido por um médico e já sairá do local com a medicação determinada pelo profissional de saúde capacitado para prescrever os remédios necessários para início do tratamento.

No próximo dia 15 de junho, será iniciada a primeira das cinco fases de flexibilização, sendo a última prevista para 15 de setembro.

Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários