Corpo de enfermeiro que morreu em acidente com ambulância é enterrado, no José Américo

Foi sepultado nesta terça-feira (12) o enfermeiro Patrick Cavalcante da Costa Villarin, que morreu em um acidente na BR-230 envolvendo uma ambulância do Samu, durante a madrugada, em Santa Rita, na Grande João Pessoa. A cerimônia aconteceu no cemitério Parque das Acácias, na capital, e reuniu familiares, amigos e profissionais da saúde. O caixão foi levado no carro do Corpo de Bombeiros até o cemitério.

O enfermeiro trabalhava no Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER), além de atuar no Serviço de Atendimento Móvel da Urgência (Samu) de João Pessoa desde 2014.

O acidente aconteceu quando o motorista da ambulância supostamente perdeu o controle do veículo, enquanto chovia forte no local, colidiu com o meio fio e capotou em seguida. O carro caiu na ribanceira, perto do Hospital Metropolitano, conforme relato da Polícia Rodoviária Federal.

A ambulância transportava uma idosa de 91 anos com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, que também morreu. O veículo do Samu era uma Unidade de Suporte Avançado (USA), usada para transportar pacientes suspeitos de Covid-19 para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires.

Profissional admirado

Patrick Vilarim era admirado por colegas de trabalho e amigos. Ele começou no Hospital Edson ramalho como técnico em enfermagem e se tornou enfermeiro, profissão de seus sonhos. "Era uma pessoa extremamente prestativa; largava tudo para ajudar o próximo. Cresceu e cresceu na profissão, lutou para ser enfermeiro (...) Só tenho a agradecer pela oportunidade de ter estado com você. Vá em paz, meu amigo", homenageou a amiga e colega de trabalho Alice Braga, no JPB1.

O Hospital Edson Ramalho emitiu uma nota em nome de todos os colaboradores, solidarizando-se com os familiares e amigos de Patrick Villarim. "Patrick perdeu a vida na tentativa de salvar a do próximo. Que Deus o receba de braços abertos e o conduza ao descanso eterno", disse a nota.

"Quem conhece a trajetória de Patrick sabe que o sonho dele era conseguir a promoção, porque ele entrou no Edson Ramalho como técnico em enfermagem e conseguiu ser promovido, no dia 16 de dezembro do ano passado, para enfermeiro, com muito orgulho. Neste dia, fica só o sentimento de luto, pela grande perda que a enfermagem teve", disse a gerente geral de enfermagem do hospital Suelany Betariz, ao JPB1.

“Estendemos nossa gratidão e homenagem neste dia 12 de maio, quando se comemora o Dia da Enfermagem e do Enfermeiro, a todos os profissionais de enfermagem que atuam nos serviços da rede municipal de saúde”, disse a diretora geral do Samu de João Pessoa, Érika Rivenna.

Recomendações da Agevisa para velórios e enterros na Paraíba

Segundo a Agência Estadual de Vigilância Sanitária, algumas medidas de segurança devem ser tomadas em velórios, durante a pandemia de Covid-19. Nos casos sem evidência de morte em decorrência da Covid-19, só serão permitidos sepultamentos e velórios em espaços privados com até 10 pessoas, respeitando a distância mínima de, pelo menos, 2 metros. O tempo máximo previsto de duração do velório é de quatro horas.

Nos cemitérios públicos municipais, os enterros devem ser realizados das 9h às 16h e não haverá mais velórios nestes locais.

De forma excepcional, recomenda-se ainda que seja evitada a presença de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, além de gestantes, lactantes e pacientes com doenças crônicas ou respiratórias, nos velórios e enterros. O documento oficial também recomenda a higienização das mãos ao entrar no cemitério, e pede que sejam evitados contatos físicos, como beijos, abraços ou apertos de mão.
Caberá ao serviço funerário, seja público ou privado, ofertar água, sabão, papel toalha e álcool em gel a 70% para a devida higienização. A disponibilização de alimentos não será permitida.

G1PB

Postar um comentário

0 Comentários