Assassinado cientista que estudava covid-19. Estava perto de “alcançar descobertas importantes”

Bing Liu, professor e investigador chinês da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, foi morto a tiro no seu apartamento no último sábado. Segundo a CNN, as autoridades suspeitam já ter encontrado o homicida, que se terá suicidado após o crime.

Ao diário, alguns colegas do cientista, que trabalhavam com ele no Departamento de Biologia e Sistemas Computacionais, revelaram que Liu “estava perto de conseguir fazer descobertas muito significativas sobre os mecanismos celulares subjacentes à infeção por SARS-CoV-2 e sobre a base celular das complicações que daí advêm”.

Ainda assim, as autoridades de Pittsburgh consideram que não há indicações de que o investigador “tenha sido morto devido ao facto de ser chinês”. Por esse motivo, adiantou o detetive Brian Kohlhepp, o homicídio não deverá estar relacionado com a pandemia de covid-19.

A polícia suspeita que o homicida será um homem que foi encontrado morto dentro do seu automóvel. O Observador refere que a teoria das autoridades é que este homem, que conheceria o investigador, terá morto Liu no seu apartamento e depois ter-se-á suicidado dentro do carro.

A Universidade de Pittsburgh emitiu uma nota de pesar, adiantando que Bing Liu era um investigador “profundamente admirado” pelos colegas. O cientista estava a trabalhar numa investigação sobre as sequelas deixadas pelo vírus, após a infeção.

ZAP

Postar um comentário

0 Comentários