Deputados prestigiam implantação de equipamento para diagnóstico precoce do câncer no Napoleão Laureano

Os deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) participaram, nesta segunda-feira (2), da implantação do equipamento PET-Scan no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, que será utilizado em exames para diagnosticar células cancerígenas em pacientes oncológicos de forma precoce, aumentando assim as chances de cura. A solenidade de apresentação do equipamento aconteceu na própria unidade hospitalar.

No evento, o presidente da ALPB, Adriano Galdino, destacou que o Laureano é referência no enfrentamento ao câncer no estado e que é dever do Legislativo contribuir com o hospital para que os paraibanos que mais precisam de tratamento oncológico possam ser ajudados. "É importante que possamos contribuir para que o Hospital Laureano possa realizar cada vez mais um atendimento melhor, mais eficaz e, principalmente, atendendo aos pobres paraibanos, que não têm condições de ter um tratamento para conviver com essa doença tão difícil e tão complicada, como é o câncer", afirmou.

Galdino lembrou que a Assembleia, através de seus servidores e parlamentares, contribui mensalmente com o repasse de recursos financeiros para o hospital. "Deputados e funcionários da Casa contribuem mensalmente com uma quantia de aproximadamente R$ 300 mil por ano. Fazemos isso com o maior carinho porque sabemos que esses recursos são empregados na saúde do povo paraibano, mais pobre e mais humilde", declarou o presidente.

O câncer, quando diagnosticado de forma precoce, tem cura, explicou o deputa Jeová Campos. Segundo ele, essa é uma importante contribuição que será dada ao paciente oncológico atendido no Laureano, através do PET-Scan e da Gama-Câmara. "Estamos festejando essas conquistas magistrais do Laureano. O povo humilde e pobre da Paraíba terá no Laureano muito mais condições técnicas de ter um diagnóstico precoce e um tratamento seguro", analisou Jeová.

O deputado Cabo Gilberto destacou a democratização do acesso à saúde pública promovida pelo Hospital Napoleão Laureano com a aquisição do PET-Scan. "Esse equipamento só quem teria acesso a ele seria o paciente atendido na rede particular. No entanto, a partir de hoje, o Napoleão Laureano passa a ser o único hospital a atender pelo SUS a possuir um PET-Scan", disse.

Para o deputado Branco Mendes, a conquista do Laureano precisa ser comemorada, pois se trata da aquisição de aparelhos que irão atuar na recuperação de pessoas que tem câncer. "O Hospital Napoleão Laureano é uma referência, não só na Paraíba, mas no Nordeste. Nós, deputados, não poderíamos deixar de dar esse apoio a instituição", comemorou Branco.

Além do PET-Scan, o hospital inaugurou também a Câmara Cintilográfica (Gama Câmara), ambos, de acordo com o diretor-presidente da Fundação Napoleão Laureano, Antônio Carneiro Arnaud, foram conquistados pelo hospital através de convênios celebrados com o Governo Federal, e de emendas parlamentares dos senadores José Maranhão e Raimundo Lyra, e dos deputados federais Efraim Filho, Manoel Júnior e Rômulo Gouveia (in memoriam).

"O PET-Scan é um equipamento que, atualmente, de forma pública, só está disponível no Hospital Napoleão Laureano. Isso só foi possível graças ao auxílio de parlamentares. Aliado ao PET-Scan, a Gama-Câmara também irá atuar no tratamento e diagnóstico precoce. Estamos a cada dia fazendo o que há de melhor para o paciente oncológico pobre na Paraíba", afirmou Carneiro Arnaud.

Também participaram da solenidade o senador José Maranhão, o ex-senador Cícero Lucena, o ex-deputado federal e vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior, além de médicos, servidores do hospital e voluntários da unidade hospitalar.

Diário da Paraíba com Agência-ALPB

Postar um comentário

0 Comentários