Contra o Fluminense, Botafogo-PB visitará o Maracanã pela quinta vez na história

A segunda fase da Copa do Brasil coloca o Maracanã no caminho do Botafogo-PB, onde o adversário será o Fluminense. O regulamento da competição determina jogo único, sem vantagem do empate para o visitante, e sorteio para determinar o mandante do jogo. Caso termine empatado nos 90 minutos, a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis.

O tricolor carioca, que venceu o Moto Club, em São Luís,  por 4 a 2 na primeira fase, vive uma fase conturbada e o técnico Odair Helmann corria risco de demissão caso fosse eliminado no Maranhão, o que torna uma ótima oportunidade para o Belo fazer história, mais uma vez, no Maracanã.
Histórico porque seria a primeira vez que um clube paraibano eliminaria uma equipe do tradicionalmente conhecido G12 na Copa do Brasil.

Vencer no estádio das finais das Copas do Mundo de 1950 e 2014 não é uma situação inédita na história do clube da Maravilha do Contorno, e todo torcedor conhece a enigmática vitória sobre o Flamengo de Zico pelo Campeonato Brasileiro de 1980, ano em que o rubro-negro se tornaria campeão.

Com gols de Zé Eduardo e Soares, o Belo impôs a única derrota dos campeões em casa na competição.

Contudo, esse é o único momento de glória no principal palco do futebol brasileiro. Em outras três oportunidades a equipe paraibana foi derrotada em todas, sofrendo 9 gols e marcando apenas 1. Duas delas contra o adversário da próxima quarta-feira, nos Brasileirões de 76 e 80, por placares de 3 a 0 e 4 a 0, respectivamente.

A última vez que o Belo visitou o Maraca foi na Copa do Brasil de 1999, quando perdeu para o Flamengo por 2 a 1 após ter empatado por 3 a 3  em João Pessoa.

Para conquistar a glória no estádio Jornalista Mário Filho, o Botafogo-PB vai apostar na superstição, convidando Magno, o camisa 10 daquele time de 80, para chefiar a delegação em terras fluminenses.

Retrospecto botafoguense no Maracanã:

1976 – Fluminense 3 x 0 Botafogo-PB
1980 – Flamengo 1 x 2 Botafogo-PB
1980 – Fluminense 4 x 0 Botafogo-PB
1999 – Flamengo 2 x 1 Botafogo-PB

Diário da Paraíba com Paraíbajá

Postar um comentário

0 Comentários