Em busca da conscientização sobre a importância da segurança no trânsito, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou ação com um veículo danificado, simulando um acidente, para chamar atenção sobre como as imprudências no trânsito podem se tornar tragédias. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (14), no bairro dos Bancários, em parceria com órgãos de segurança viária, atendimento de emergência e policiamento.
“É bastante importante a gente chamar a atenção da população, dos condutores de veículos, para diminuir os índices de acidentes, principalmente no mês de maio, que é o mês de conscientização, o Maio Amarelo. A Câmara já fez uma sessão especial ontem, e hoje estamos aqui trazendo a simulação de um acidente, justamente para chamar a atenção dos motoristas para a diminuição desses índices, que são alarmantes. A Paraíba está em segundo lugar no Nordeste, em maior número de acidentes, principalmente com sinistros envolvendo motos. Então, a gente precisa ter cautela, chamar a atenção”, alertou o presidente da CMJP, vereador Dinho Dowsley (PSD).
A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) foi uma parceira do evento e seu superintendente executivo, Expedito Leite, destacou a importância da ação e da junção de esforços pela segurança viária. “A união que a Câmara Municipal tem com todos os órgãos de segurança viária da Capital demonstra a intenção de sempre conscientizar a população de que precisamos de um trânsito com mais tolerância, paz e tranquilidade. Uma ação como essa traz a importância de levar a educação para o trânsito a todas as pessoas, sejam elas pedestres, ciclistas, motoristas e usuários do transporte público, com o objetivo de transformar a consciência e preservar o bem mais precioso, que é a vida do cidadão”, enfatizou o superintendente.
Para a gerente da área de educação no trânsito do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Ariana Nogueira, é preciso conscientizar a população sobre os perigos à vida ocasionados por imprudência no trânsito. “É preciso que as pessoas fiquem atentas e sensíveis ao alto índice de mortes e sinistros no trânsito, que envolvem lesões graves e irreversíveis. Hoje, a Paraíba está em quinto lugar no Brasil com o trânsito mais violento. As pessoas precisam entender que o trânsito mata e tem matado muito. Precisamos refletir, não só no Maio Amarelo, sobre a nossa conduta no espaço trânsito, que é um espaço de convivência coletiva, onde todos interagem dentro de algum papel, seja de ciclista, pedestre ou motorista. O trânsito é feito para as pessoas e pelas pessoas”, declarou a gerente, elencando o excesso de velocidade, a alcoolemia e o uso de celular como os três maiores índices de colisões frontais no trânsito.
A Major Daniela Alencar, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar da Paraíba (BPTran), explicou que o Maio Amarelo é um movimento internacional com objetivo de diminuir a quantidade de sinistros de trânsito, mas que essa conscientização deve durar todo o ano. “Lá no BPTran, nós temos ações de educação e de fiscalização do trânsito o ano inteiro, com esse objetivo de diminuir a questão da letalidade nos sinistros de trânsito. Os cuidados com o trânsito devem ocorrer o ano inteiro. Inclusive, os feriados são os dias em que mais acontecem esses eventos, portanto, são os dias em que as pessoas devem ficar mais atentas”, alertou.
0 Comentários