Governo realiza Dia de Campo sobre sistema de produção de palma forrageira

 O Governo da Paraíba realiza, nesta quinta-feira (15), por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), o Dia da Campo sobre Sistema de Produção de Palma Forrageira. O evento ocorre na Estação Pendência, no município de Soledade, no Cariri.


A proposta é oferecer capacitação técnica aos produtores, técnicos agrícolas, profissionais e extensionistas para inovar os atuais sistemas de produção de caprinos da agricultura familiar, no Cariri paraibano, possibilitando consolidar o Arranjo Produtivo Local, com base em resultados experimentais.

O evento é organizado com apoio financeiro do Banco do Nordeste, e parcerias com a UEPB, UFCG e a Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro (Capribom ) . “O Dia de Campo pretende ser um espaço de transferência de conhecimentos e tecnologias que podem transformar os métodos tradicionais de produção, contribuindo para a sustentabilidade e o desenvolvimento da agricultura familiar”, comentou o pesquisador Wandrick Hauss de Sousa, que coordena as atividades.

Foi elaborada uma programação que inclui abordagens teóricas e práticas, quando os participantes poderão aprender sobre as melhores práticas de cultivo de palma forrageira, como também conhecer resultados experimentais realizados pela Empaer.

“A iniciativa visa não apenas melhorar a produtividade local, mas também fortalecer o Arranjo Produtivo Local [APL], promovendo a colaboração entre os produtores e favorecendo a troca de experiências”, afirmou o pesquisador.

A programação começa com o credenciamento a partir das 7h30 e abertura pelo presidente da Empaer, Aristeu Chaves de Sousa e pelo diretor de Pesquisa Agropecuária, Aderval Monteiro Valença Dias, às 8h30. Em seguida, o zootecnista e Doutor em Ciência Animal Wandrick Hauss de Sousa vai apresentar as seis estações onde acontecerão os trabalhos.

Na primeira estação, serão conhecidos “os resultados das Unidades Demonstrativas da palma forrageira”, pelo zootecnista Thiago de Sousa Melo, da Empaer. Na segunda estação, o agrônomo Isaías Vitorino Batista de Almeida, da Sedap, abordará “Genótipos de Palma Forrageira”. Na terceira estação, o agroecólogo José Thyago Aires Souza, do Insa, falará sobre “adubação, densidade e formas de plantio para palma forrageira”.

Na quarta estação, o doutor em Produção Animal, Josimar Torres Gomes, do Senar/RN, falará sobre o tema “suplementação hídrica e uso de bioinsumos na produção de palma forrageira”. Prosseguindo, na quinta estação, a engenheira agrônoma Luciana Cordeiro do Nascimento, da UFPB, falará sobre “pragas, doenças em palma forrageira” e, encerrando, na sexta estação, a doutora em zootecnia Juliana Silva de Oliveira, da UFPB, abordará o “uso estratégico de utilização de palma forrageira na alimentação de caprinos e ovinos”.

Postar um comentário

0 Comentários