Prefeito Cícero Lucena leva mensagem de esperança à CMJP e ressalta a unidade entre poderes na reabertura dos trabalhos legislativos

 O prefeito Cícero Lucena levou uma mensagem de esperança e de um futuro melhor para a cidade de João Pessoa, na manhã desta terça-feira (10), à Câmara dos Vereadores de João Pessoa. Ele participou da sessão de reabertura dos trabalhos da Casa Napoleão Laureano, que aconteceu de forma híbrida, e aproveitou o momento para fazer um balanço de sua gestão e traçou metas para os próximos anos. “Aos poucos, o sol que brilha mais cedo neste Extremo Oriental volta a encher de luz nosso futuro, que há de ser mais humano, justo e solidário”, destacou.

Em seu discurso, Cícero Lucena falou sobre o desafio de assumir a cidade em meio à pandemia de Covid-19. O gestor encontrou a Capital com apenas 30 leitos de UTI e ampliou o número em mais de 500%, saltando para 196 durante a fase mais crítica do combate ao novo coronavírus.

Além disso, foram convocados 1.464 profissionais para atender a demanda da população. Sem falar na campanha de vacinação da Capital, que é uma das mais eficientes do País.
“Assumimos nosso mandato no momento mais duro da pandemia e implementamos um arrojado cronograma de vacinação que abrangeu toda cidade de maneira organizada e rápida.

Aplicamos, até agora, mais de 660 mil doses, mas hoje vamos chegar a 680 mil. São mais de 90% do público alvo vacinado com a primeira ou dose única. Nesse esforço, já vacinamos três gerações de pessoenses: avós, pais e filhos. Hoje, temos cerca de 40% da população maior de 18 anos imunizada com as duas doses ou a dose única”, falou.

Com relação à divulgação de dados da pandemia, a Prefeitura de João Pessoa alcançou o 1º lugar no Índice de Transparência da Covid-19 como a capital mais transparente do País. Além disso, o site da Transferência e do Controle Social foi todo remodelado, tornando a página mais simples, direta, interativa e dinâmica. O portal registrou 245 mil acessos de janeiro a agosto deste ano.

Obras - O foco central nos primeiros meses de gestão foi a pasta da Saúde, devido aos efeitos da pandemia, mas nem por isso as outras áreas foram deixadas de lado. Na Secretaria de Planejamento (Seplan), recentemente foi lançado o programa “Agora tem Trabalho”, que vai investir mais de R$ 1 bilhão em obras. “Estamos iniciando o calçamento de 500 ruas – e mais 500 estão por vir, sendo necessário para isso o apoio da Câmara Municipal. Serão 150 km de asfalto, construção do Parque Jardim das Três Ruas, urbanização da Praia do Sol, requalificação do acesso da PB-008 à Barra de Gramame e Praia do Sol, instalação de 60 mil novos pontos de led nos bairros, ampliação e reforma dos mercados de Jaguaribe, Oitizeiro, Castelo Branco, Bairro dos Estados, Mercado Central, Rangel”.

O programa ainda vai reformar e ampliar 32 escolas e construir outras 20 novas unidades de ensino. Vai garantir a construção de 3.852 unidades habitacionais e a reforma de 2 mil casas. Também é compromisso da gestão a construção de duas novas UPAs, novas unidades básicas de saúde, do complexo de atendimento às doenças raras (hospital, centro de reabilitação e centro de apoio) e construção da clínica do Pet.

Controle - Na mobilidade humana e urbana, a gestão tomou a decisão de impedir o aumento do preço da tarifa de ônibus. Serão investidos R$ 3,5 milhões no Terminal do Valentina Figueiredo, que teve suas obras retomadas após dois anos de paralisação. Este importante equipamento beneficiará cerca de 130 mil passageiros.
Na Infraestrutura, já foram assinadas a ordem de pavimentação de 47 vias com padronização das calçadas, piso tátil para deficientes visuais, drenagem e arborização das ruas. Estão sendo realizados diariamente serviços de recuperação da pavimentação e manutenção da iluminação pública. Até agora foram mais de 9 mil buracos consertados em mais de 500 ruas. Na iluminação pública, 9.700 pontos de luz foram substituídos em diversos bairros.

Concursos - A Secretaria de Administração foi ágil na efetivação de servidores que ingressaram na gestão através de dois concursos públicos nas áreas administrativa e da saúde. A medida, que integra a política de valorização dos servidores municipais, garante a atualização e modernização dos quadros da administração pública com novos profissionais qualificados, melhorando a prestação dos serviços à população. “Mantivemos o pagamento da folha dentro do mês trabalhado para servidores da ativa, inativos e pensionistas. Também antecipamos metade do décimo terceiro salário, aquecendo a economia em um momento chave para nossa recuperação”, destacou.

Turismo e esportes - No Turismo, para marcar com chave de ouro esses sete meses, foi entregue à população de João Pessoa um novo letreiro. “O primeiro sol das Américas” voltou a ser o elemento de marketing. Além disso, foi dado início ao projeto piloto do toten com informações turísticas em realidade aumentada. É cultura, turismo e tecnologia na palma da mão.

Na Secretaria de Esporte, Juventude e Recreação (Sejer), a gestão teve o desafio de desenvolver vários projetos em meio a uma crise sanitária. Foi retomado o projeto “Campeões do Amanhã”, onde vamos envolver 20 modalidades esportivas. Também foi lançado de forma pioneira o projeto de “Natação no Mar” com quase 250 praticantes. Além de com treino funcional e iniciação esportiva, com caminhada e corrida em 18 pontos da cidade.

“Na última sexta-feira (06) apresentamos o Calendário Esportivo com vários eventos, inclusive alguns internacionais como a Maratona Cidade de João Pessoa e a “Gran Fondo” de ciclismo. O calendário prevê provas de ciclismo, natação, uma copa de futebol entre os bairros, beach tennis, futevôlei, vôlei de praia e até uma etapa da Stock Car”, completou.

Na política habitacional, foram entregues dois residenciais: Vista do Verde I e II, com um total de 384 apartamentos, beneficiando famílias que moravam em áreas de risco, em ocupações, e inscritos no programa habitacional da Prefeitura.

Retomada - A Educação, outra pasta de suma importância e que foi muito afetada pela pandemia, teve a sua atenção necessária. Ao assumir, Cícero garantiu vagas para todos em nossa rede de educação e batemos o recorde de alunos matriculados, com mais de 70 mil estudantes – 12 mil a mais que no anterior. Também foi implantada a plataforma Google Sala de Aula que é utilizada pela maioria das instituições particulares do País, licitamos tablets para os alunos e notebooks para os professores. “Reconhecemos os problemas causados pela pandemia no aprendizado das nossas crianças, mas, ainda ontem (10), anunciamos o retorno às aulas presenciais com rígidos protocolos sanitários.

Esperamos com o auxílio da tecnologia, de um material didático eficiente e empenho dos profissionais da Educação recuperar o déficit de aprendizado. Não faltará apoio por parte da nossa equipe para avançar na Educação, podem estar certos”, salientou o prefeito.

Parceria - Por fim, Cícero Lucena agradeceu o empenho da Câmara de Vereadores, instituição de suma importância para a cidade. “Que a Câmara de João Pessoa siga sendo caixa de ressonância do desejo popular. Seja legislando, fiscalizando ou através das emendas impositivas, as quais respeitamos e cumprimos. A harmonia e a independência que sempre pautaram a relação entre os poderes devem seguir sendo o norte da relação entre Executivo e Legislativo”, concluiu.

Ao finalizar o seu discurso, o prefeito Cícero Lucena, que esteve acompanhado do vice-prefeito Leo Bezerra, presenteou os vereadores com uma lembrança em alusão ao aniversário de 436 anos de João Pessoa, comemorado no último dia 05 de agosto.

O presidente da Casa Napoleão Laureano, Waldir Dowsley, mais conhecido por Dinho, exaltou a boa relação de Cícero com a Câmara. “Acho que essa relação é bastante importante. Demonstra o respeito do prefeito com o legislativo, se fazendo presente na sessão de hoje. É importante essa harmonia entre os poderes, que são independentes, mas harmônicos”, destacou.

Secom JP

Postar um comentário

0 Comentários